O almoço de domingo

Imagem
 
Poucas coisas na vida demoram tanto a sair como um almoço no domingo. É quase um trabalho de parto normal. Porque até uma cesárea é mais rápido. Não sei se minha mãe faz de propósito, ou se é só la em casa, mas juro como não entendo essa demora de almoço no domingo. E não é porque é o melhor almoço da minha vida feito com todo amor e esmero pela minha mãe. É carne com batatas. Esse mesmo prato demoraria bem menos se fosse ao sábado. Mas como é no domingo a coisa muda. Almoço de domingo demora tanto pra ficar pronto que parece obra da prefeitura.
 
Aqui em casa, por exemplo, o almoço de domingo demora tanto que só fica pronto na segunda. E quanto mais eu visito a cozinha, pacientemente, de cinco em cinco minutos, fica pior:
 
12h30:
 
-Vai demorar muito mãe?
-Come uma fruta que passa.
 
Duas maçãs depois..
14h30:
 
-Vai demorar muito mãe?
-Come uma fruta que passa.
 
 
Foi num desses domingos que eu fiz uma grande descoberta: FRUTA NÃO PASSA FOME. Nem sequer engana a pobi da fome. A maçã principalmente. Ô frutinha traiçoeira. Agora eu entendo porque ela é o fruto proibido. Devia ser proibida principalmente aos domingos. Quanto mais você come mais você sente fome. Tanto que o slogan da maçã devia ser: “Maçã. Só coma se tiver acabado de comer. ” Ou: “Só pão passa a fome”. Não se engane. A digestão da maçã é tão rápida que em vez de ser de 3h em 3h horas, é de três em três minutos.
 
E lá pelas tantas horas do dia, minha mãe solta um grito:
 
-“tá na mesa”.
 
Nasceu. Finalmente, nasceu o almoço-janta de domingo. Eu levanto meu corpo fraco e desnutrido e me arrasto para cozinha para fazer minha única refeição de domingo. Pode não ser a mais gostosa, mas sem dúvidas, é a mais esperada. Depois de três-pratos-de-trigo-para-três-tigres-tristes, pergunto a minha mãe:
 
-Tem sobremesa?
-Tem maçã, pêra, ameixa, abacaxi..
 
E ainda me perguntam se eu gosto dos domingos..
One thought on “O almoço de domingo

Leave a Reply

